sábado, 11 de julho de 2009

Rugas

Muitas vezes não me diz nada, e como já ando mal da vista e a idade não perdoa é-me difícil sentir a verdadeira essência.
No decorrer dos meus pesados 82 anos, questionei-me variadas vezes acerca do dito cujo.
Eram às centenas, na casa dos vizinhos, no meu corredor, em museus, em galerias.
Lá apareciam eles, colocados com cuidado num espacinho que sobrasse na parede branca e límpida, de aspecto solitário.
Alguns eram de notável beleza e esforço na sua execução.
Outros pareciam coisas sem jeito nenhum, feitas por uma criança de dois anos ou por um invisual..
Após tamanha reflexão, seria Arte ?
Um quadro preto com um risco branco no meio é considerado arte ?
Sempre tive em mente que o meu vizinho do resto-de-chão com jeito para a coisa faria um trabalho muito melhor.
Intrigada com o assunto analisei a questão em termos filosóficos, mas pouco ajudou, dado que me remetiam para um conjunto de teorias que tinham por base a relatividade da arte.
Eu cá continuo a achar que esta coisa das linhas direitas e da Arte comtemporânea é uma treta.
E como burro velho não aprende línguas, a questão manteve-se no meu pensamento por mais alguns instantes.
Até que me lembrei: "Ainda não vi o correio hoje!"
Apressada, vesti o robe azul-marinho e calcei as pantufas confortáveis a condizer e chamei o elevador.
Já com a chave na mão, abri a pequena caixinha de surpresas.
Fiquei radiante porque trouxeram a famosa DICA da Semana.
Um jornal grátis e interactivo que nos remete para os hiper-mercados do LIDL.
Subi lentamente as escadas e só descansei quando me sentei na poltrona esverdeada que decorava a minha sala.
Abri a parte dos passatempos, e comecei a fazer sudoku.
Já ao som de Amália Rodrigues, deixei-me Dormir.



@Rita - 12/7/2009

5 comentários:

João disse...

hmmm....

ana disse...

Isto tudo para dizer que arte contemporânea não presta?

Bem... valeu a pena, que o texto tá melhor do que tu pensas.

"é só pa saberem que não jogo com o baralho todo."

Realmente não jogas.
*

ana disse...

Gosto do teu comentário João, é tão profundo...


*

Anónimo disse...

loool, vocês são uma cambada que me sairam na rifa :O

Joe disse...

"Gosto do teu comentário João, é tão profundo..."

Eu tb!!